VULNERABILIDADE À CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA RAIVA POR MEIO DO CICLO SECUNDÁRIO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO – SP
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.70186Keywords:
SIG, raiva, morcego, zoonose, riscoAbstract
O morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva nos herbívoros domésticos e animais silvestres. A transmissão da raiva entre morcegos pode ocorrer por meio do ciclo aéreo, incluindo espécies de morcegos não hematófagos que habitam áreas antropizadas, havendo assim uma crescente preocupação do risco de exposição ao vírus rábico para animais carnívoros domésticos e seus proprietários. Este trabalho teve por objetivo elaborar um modelo de áreas vulneráveis à circulação do vírus da raiva, utilizando um modelo de análise de decisão por múltiplos critérios em Sistema de Informações Geográficas (SIG). Devido à ausência de casos de raiva na região, a vulnerabilidade à circulação do vírus da raiva no município de São Pedro variou em função da distância dos abrigos, do tamanho da população de morcegos que ocupavam os abrigos e do número de carnívoros domésticos habitando as residências humanas. O modelo pode ser usado na determinação de áreas vulneráveis à ocorrência de raiva otimizando ações de vigilância epidemiológica e educativas, concentrando seus esforços nas áreas mais vulneráveis, poupando assim tempo e recursos e aumentando a eficiência dos serviços.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











