PREVALÊNCIA DA RAIVA EM MORCEGOS CAPTURADOS NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG

Authors

  • Cibelle Rodrigues Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas
  • Lorena Vaz Rezende Centro Universitário de Patos de Minas
  • Ana Caroline Romão da Silva Centro Universitário de Patos de Minas
  • Fabiana Maria Andrade Britto Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
  • Guilherme Nascimento Cunha Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.63051

Keywords:

epidemiologia, quirópteros, saúde pública, vírus

Abstract

A raiva é uma enfermidade infecciosa viral ocasionada pelo Lyssavírus acometendo todos os mamíferos incluindo o morcego e o homem. Os morcegos hematófagos e não hematófagos são os grandes responsáveis na manutenção da circulação do vírus rábico. O objetivo deste trabalho foi realizar o levantamento de casos de raiva em morcegos em Patos de Minas – MG. Foram coletados e avaliados os dados registrados de morcegos hematófagos e não hematófagos capturados nos últimos 10 anos (2006 a 2016) para diagnóstico de raiva. Os animais prendidos foram necropsiados e amostras de cérebro foram enviadas ao Laboratório, onde se realizou os exames para raiva. Os seguintes dados foram coletados dos resultados das fichas de encaminhamento de amostras: período de coleta do material, município de origem, classificação da forma de alimentação do morcego coletado (hematófago ou não hematófago) e o resultado do exame para raiva. Neste período foram prendidos cerca de 612 morcegos pela Superintendência Regional da cidade e observou-se que 1,48% (9/612) foram positivos para raiva, sendo 22,22% (2/9) hematófagos e 77,78% (7/9) não hematófagos. De acordo com a região de coleta, observou-se que no centro da cidade foi onde se realizou o maior número de captura de animais. Com estes resultados conclui-se o vírus rábico tem sido cada vez mais encontrado em morcegos não hematófagos devido a grande quantidade desses animais no meio urbano e que fatores como luminosidade, disponibilidade de alimentos e abrigos tem atraído cada vez mais morcegos para a cidade.

Author Biographies

Cibelle Rodrigues Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Lorena Vaz Rezende, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Patos de Minas

Ana Caroline Romão da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Patos de Minas, pós-graduanda em Zoonoses e Saúde Pública pela Faculdade Unyleya.

Fabiana Maria Andrade Britto, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia(2004) e especialização em Saúde Pública e do Trabalhador pela Faculdade Cidade de Patos de Minas(2008). Atualmente é efetivo da Secretaria de Estado da Saúde MG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.

Guilherme Nascimento Cunha, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Patos de Minas

Published

2019-12-31

How to Cite

Rodrigues Barbosa, C., Vaz Rezende, L., Romão da Silva, A. C., Andrade Britto, F. M., & Nascimento Cunha, G. (2019). PREVALÊNCIA DA RAIVA EM MORCEGOS CAPTURADOS NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS – MG. Archives of Veterinary Science, 24(4). https://doi.org/10.5380/avs.v24i4.63051

Issue

Section

Zoonotic and Infectious Diseases