Dieta do Guaxinim (Procyon cancrivorus) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61431Keywords:
zootecnia, nutrição, animais cativos, zoologicosAbstract
O Guaxinim (Procyon cancrivorus) é um animal de hábito noturno e solitário, pode ser encontrado em mangues, várzeas, praias e matas ciliares, justificando, portanto, seu hábito alimentar onívoro e variado, composto principalmente por crustáceos, peixes, moluscos, frutos e sementes. No entanto, estudos direcionados a dietas de animais cativos ainda são bastante escassos, ocasionando frequentemente a oferta de dietas desbalanceadas e oferecidas em excesso, podendo causar obesidade e distúrbios nutricionais. Dessa forma, o trabalho em questão, objetou reformular a dieta do guaxinim cativo no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, de forma que esta atenda as exigências nutricionais da espécie, promovendo uma melhor qualidade nutricional para o animal. A implementação da nova dieta foi feita de maneira gradativa, uma vez que a dieta anterior era composta em sua maioria por frutos e pequenas quantidades de carne bovina e ração para cachorros. Diante da variação de itens consumidos pelas espécies em vida livre, com modificações que dependem do habitat, buscou – se adequar uma dieta que atendesse as exigências da espécie, com melhor índice de aceitação e menor desperdício. Assim, a dieta que obteve melhor aceitação por parte dos animais foi composta por 40% de proteína animal, 50% de frutas e vegetais e 10% de ração para cachorros. Contudo, torna – se necessário ainda a realização de mais estudos a respeito das dietas de animais cativos, uma vez que estas podem variar consideravelmente de acordo com a região, tipo de recinto e comportamento do animal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.