Programa Prático de Modelagem de Curvas aplicado a Mazama gouazoubira (Fischer, 1814)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61430Keywords:
força do crescimento, modelagem matemática, veado catingueiroAbstract
Descrever o crescimento não é tarefa fácil, os processos bioquímicos demandam tempo, pois em sua dinâmica ocorrem mudanças de tamanho, formato e proporções. Pode-se considerar que esse processo, apresenta quatro fases: crescimento exponencial; linear; decrescente; peso estabilizado (adulto). Para justificar os diferentes comportamentos da curva, considera-se limitações nos recursos como: disponibilidade de nutrientes, oxigênio, espaço, exigências de manutenção, inviabilizando que o crescimento se mantenha apenas na primeira fase exponencial (Lawrence e Fowler, 2012; Garcia-Neto, 2018). Os dados foram tabelados no Excel 2010, transferidos para a Programa Prático de Modelagem (PPM) e ajustados pelo modelo matemático de Richards: y = a [1+(b-1) e-c(x-d)]1/(1-b), sendo o input a idade do animal em dias e o output, o peso em kg.Cassiano et al., 2018, descreve que o programa proporciona um conceito fundamental para o estudo do crescimento animal ou qualquer sistema biológico.A idade do animal não nos permite encontrar os pontos F1, Fi e F2 e F3 na curva, porém nota-se que a curva tende a continuar crescente se as condições seguirem favoráveis para tal. Mostra também a aplicabilidade do programa para animais silvestres, tornando possível acompanhar o desenvolvimento do animal, visto que pesquisas com dietas e crescimento de animais silvestres em cativeiro ainda são excassas na literatura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.