EFEITOS DA APLICAÇÃO DE TRICHLORFON UTILIZADO NO TRATAMENTO DE PARASITOSES SOBRE MÉTRICAS BIOLÓGICAS DE Ctenopharingodon Idella (Valenciennes, 1844)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.57734Keywords:
Bioacumulação, piscicultura, histomorfologia, organofosfatosAbstract
Este estudo avaliou, em condições laboratoriais, o efeito do uso de Trichlorfon para controle de parasitas – em níveis recomendados na literatura – sobre o crescimento, danos histológicos e possível bioacomulação em tecidos de carpa-carpim após tratamento. Dois ensaios com o mesmo desenho experimental foram conduzidos com 10 espécimes de C. idella em cada aquário, sob condições abióticas controladas. Trichlorfon 500 (ingrediente ativo de Triclorfon) foi adicionado à água do tanque a uma concentração de 0,25 mg/L, uma vez por semana durante cinco semanas consecutivas. Durante esse período, tomamos medidas biométricas e realizamos análises histológicas de brânquias e cromatografia da musculatura dos peixes. Os resultados indicam que Triclorfon promoveu alterações fisiológicas nos peixes analisados. No grupo de tratamento, houve uma inibição do apetite e uma diminuição no crescimento. Não houve diferenças histopatológicas significativas entre as amostras dos grupos controle e de tratamento. O cromatograma da amostra de músculo de peixe, coletado cinco dias após a última aplicação de Triclorfon, não indica evidência de bioacumulação para Triclorfon ou seus resíduos metabólicos. Assim, pode-se dizer preliminarmente que esse tipo de tratamento teve um baixo efeito sobre as estruturas morfológicas dos órgãos vitais e não foi acumulado no músculo do peixe. No entanto, o tratamento inibiu diretamente o crescimento, um dos fatores mais importantes no contexto da piscicultura
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











