QUALIDADE DA ÁGUA E DO LEITE EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.45730Keywords:
zootecnia, produção animal, tecnologia de alimentos, microbiologia, qualidade do leiteAbstract
O estudo objetivou avaliar os fatores que influenciam na qualidade do leite de propriedades da agricultura familiar no Planalto Norte Catarinense e identificar a qualidade da água utilizada na higienização dos equipamentos de ordenha. A pesquisa foi desenvolvida em propriedades leiteiras do Planalto Norte Catarinense visitadas no inverno de 2013 e no verão de 2014, caracterizadas por meio de um questionário guia semi-estruturado. Nas amostras de leite foi realizada análise de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e contagem de bactérias psicrotróficas. Nas amostras de água foram realizadas as seguintes análises microbiológicas: Escherichia coli, coliformes a 35ºC, aeróbios mesófilos e contagem de bactérias psicrotróficas. Os dados foram avaliados por análise fatorial. O manejo de ordenha influenciou a qualidade microbiológica do leite, porém a estrutura da propriedade exerceu pouca influência. Em 84% das propriedades a água que abastecia a produção era a mesma que abastecia a casa da família. As concentrações dos diferentes indicadores de qualidade microbiológica da água analisados estão relacionadas entre si, assim como as concentrações dos indicadores de qualidade do leite. Entretanto, a qualidade da água utilizada nas propriedades leiteiras não tem relação com a qualidade do leite e é influenciada pela precipitação pluviométrica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











