AVALIAÇÃO DO EFEITO DE PREBIÓTICOS (MOS), PROBIÓTICOS (Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis) E PROMOTOR DE CRESCIMENTO NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v10i2.4412Palavras-chave:
Frangos de corte, promotores de crescimento, probióticos, prebióticos, Broiler diets, alternative growth promoters, probiotics, prebioticsResumo
Um experimento com 2400 aves foi realizado para comparar o efeito do uso de probiótico (Bacillus licheniformis e Bacillus subtilis), probiótico mais mananoligossacarídeos (MOS), promotor de crescimento (avilamicina) e uma dieta controle sem aditivos. As dietas básicas eram constituídas por milho e farelo de soja. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado e os dados obtidos avaliados pela análise da variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5%. Os parâmetros analisados foram ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e mortalidade. Concluiu-se que na primeira semana o probiótico e o MOS apresentaram um ganho de peso significativamente melhor que os demais grupos. A conversão alimentar do probiótico na primeira semana foi melhor do que a do promotor de crescimento (p<0,05), não diferindo da inclusão de MOS ou da dieta controle. No período total a inclusão do probiótico, de MOS e de promotor de crescimento apresentou melhor ganho de peso do que o controle.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











