ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ELFA ELISA UTILIZANDO PROTEÍNA RECOMBINANTE DE BACTERIÓFAGO E OUTROS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS PARA DETECÇÃO DE Salmonella spp. EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Keywords:
alimentos, bacteriófago, ELFA ELISA, Salmonella spp., VIDAS UP®Abstract
Os métodos de análise para detecção de Salmonella spp. são de grande importância no processo da agroindústria de produtos de origem animal, pois refletem diretamente na qualidade microbiológica dos alimentos, impactando no tempo de estocagem e por conseguinte na liberação do produto para a venda. Este estudo verificou a eficiência de um novo teste ELFA ELISA utilizando uma proteína recombinante oriunda de bacteriófago (VIDAS UP®) para detectar a presença de Salmonella spp. em produtos de origem animal. Foram analisadas 215 amostras (15 amostras artificilamente contaminadas e 200 amostras de rotina da agroindústria), de diferentes produtos de origem animal. As amostras foram submetidas a cinco métodos de diagnóstico: VIDAS UP®, metodologia convencional de acordo com ISO 6579, reação em cadeia da polimerase (PCR), meio semi-sólido Rappaport-Vassiliadis modificado (MSRV) e meio MSRV + suplemento. Onze amostras das 215 (5,12%) foram positivas em pelo menos um dos testes, sendo quatro amostras de rotina da agroindústria e sete amostras artificialmente contaminadas. A sensibilidade e especificidade do teste VIDAS UP® em relação à metodologia convencional foi de 90,0% e 99,51%, respectivamente. O teste VIDAS UP® apresentou equivalência com as demais metodologias, mostrando-se eficaz e rápido na detecção de Salmonella spp. em diferentes produtos de origem animal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











