SÍNDROME DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO EM CÃES ATENDIDOS NA CLÍNICA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.39165Keywords:
Comportamento animal, Ansiedade por separação, CãesAbstract
A Síndrome de Ansiedade de Separação (SASA) é definida como sendo o conjunto de comportamentos indesejáveis manifestados pelos cães em resposta ao fato de terem sido deixados sozinhos ou afastados da pessoa de referência. Os principais sinais apresentados são: vocalização excessiva, destruição de objetos, defecção e micção em locais inadequados. A hipervinculação do animal à figura de apego é apontada como uma condição necessária à SASA. O diagnóstico deve ser feito com base na história comportamental do cão e descarte de diagnósticos diferenciais, que podem ser de ordem médica ou comportamental. Este estudo teve como objetivo verificar a existência da Síndrome de Ansiedade de Separação (SASA) em cães atendidos na Clínica Veterinária da Universidade Severino Sombra, entre os meses de fevereiro a julho de 2013. Foram encontradas 188 fichas de cães aptos para o estudo e obteve-se um total de 70 responsáveis para fazer parte da amostra do presente estudo. Os resultados mostraram que 31% dos cães apresentavam comportamentos que caracterizam a hipervinculação com seus tutores e 17,1% foram considerados positivos para a SASA. Conclui-se que em relação às demais pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos, a incidência de animais com SASA na Clinica da USS foi relativamente baixa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











