COMPONENTES DO PESO VIVO E CARACTERÍSTICAS DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE BAGAÇO DE LARANJA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i3.37837Keywords:
cor, gordura, maciez, músculo, pHAbstract
Avaliou-se a substituição do milho pela silagem de bagaço de laranja (SBL) sobre os componentes não carcaça, composição tecidual da perna e qualidade de carne de cordeiros da raça Santa Inês em confinamento, alimentados com silagem de bagaço de laranja em substituição ao milho. Vinte cordeiros não castrados, com média de Peso Vivo Inicial (PVI) de 24,56 kg e aproximadamente cinco meses de idade foram confinados até que atingissem 33 kg, alimentados com dietas contendo níveis crescentes de SBL em substituição ao milho (0, 33, 66 e 100% MS). O peso da pele sofreu influência (P<0,05) da substituição do milho pela SBL, o nível de 100% de substituição apresentou peso inferior (1,924 kg) em relação ao nível 0%. Houve diferença significativa (P<0,05) para o peso da língua, o nível de 0% apresentou um peso inferior (51,6 g) em relação aos níveis 33% e 66% de substituição. O coração foi influenciado (P<0,05) pela dieta, o nível 0% apresentou peso superior (151 g) em relação ao nível de 100%. Houve diferença significativa (P<0,05) para fígado em relação à dieta. O nível 0% apresentou peso superior (592 g) em relação aos níveis 33% e 100%. Não houve diferença significativa (P>0,05) para as demais variáveis. A silagem pode ser utilizada na alimentação de ovinos Santa Inês em até 66% de substituição do milho nas condições em que foram desenvolvidos esse trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











