DENERVAÇÃO ACETABULAR NO TRATAMENTO DA DISPLASIA COXOFEMORAL CANINA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ABORDAGENS CIRÚRGICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.37067Keywords:
abordagem cirúrgica, articulação coxofemoral, cãoAbstract
A displasia coxofemoral (DCF) é uma das alterações articulares mais frequentes em cães. A denervação acetabular é um procedimento cirúrgico utilizado em cães com sensibilidade dolorosa na articulação do quadril atribuída à DCF. Este artigo tem por objetivo comparar os resultados do procedimento de denervação acetabular por acesso lateral e ventral à articulação coxofemoral em 24 cães. Foram avaliados os seguintes aspectos: grau de claudicação, atrofia muscular, crepitação, dor e tendência à luxação da cabeça femoral à manobra de Ortolani, imediatamente antes do procedimento cirúrgico e após 14, 30 e 60 dias de pós-operatório. A qualidade de vida também foi avaliada após 60 e 360 dias de pós-operatório. Não foram observadas diferenças estatísticas dos parâmetros avaliados entre as abordagens cirúrgicas. Houve melhora significativa do grau de claudicação a partir de 60 dias de pós-operatório e da qualidade de vida sob a ótica dos proprietários após 60 e 360 dias. Concluiu-se que ambas as abordagens cirúrgicas são factíveis para a denervação acetabular em cães, com decréscimo significativo da claudicação após 60 dias e aumento da qualidade de vida em 60 e 360 dias de pós-operatório.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.