ASPECTOS ANATÔMICOS DO RIM DE BÚFALOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i4.36639Palavras-chave:
medicina veterinaria, morfologia, bubalinoculturaResumo
A baixa disponibilidade de informações sobre a morfofisiologia de búfalos é um fator limitante para o desenvolvimento da produção desses animais e por serem importantes na manutenção da homeostase do organismo, os rins merecem particular atenção. Assim este trabalho objetivou estudar a morfologia renal do búfalo da raça Mediterrânea, fornecendo dados para o conhecimento anatômico e fisiológico desse animal. Foram coletados 15 pares de rins de búfalos da raça Mediterrâneo. Injetou-se vinil corado com pigmento vermelho nas artérias renais e gelatina comercial incolor corada com tinta nanquim azul nas veias renais. Descreveu-se a anatomia externa do órgão e em seguida os rins foram dissecados de forma a permitir a observação do comportamento das artérias e veias renais. Observou-se que os rins do búfalo mediterrâneo apresentaram a superfície do órgão divido por fissuras em 30 + 5 lobos, em media, com o direito em formato oval e o esquerdo torcido em seu eixo longitudinal. Tanto a vascularização arterial quanto venosa apresentou variação no numero de ramos hílares, tendo mostrado uma média de 10 artérias e 21 veias hílares. Concluiu-se que os rins do búfalo mediterrâneo apresenta características anatômicas semelhantes ao observado no bovino, porém, com diferenças que permitam a identificação da espécie, como o rim direito menos alongado e as fissuras que dividem os lobos não tão profundas quando comparado aos rins do bovino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











