INFLUÊNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL NOS PADRÕES DE COMPORTAMENTOS SOCIAIS E ANORMAIS DE CABRAS EM CONFINAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.36390Keywords:
bem-estar, caprino, domesticação, pesoAbstract
A partir do processo de domesticação as cabras foram retiradas do seu ambiente natural e inseridas em um ambiente empobrecido em estímulos. O problema é que, em função do confinamento inadequado, os animais deixam de realizar comportamentos típicos da espécie e passam a desenvolver comportamentos anormais. Na tentativa de minimizar esses comportamentos, têm-se utilizado a técnica denominada enriquecimento ambiental. O objetivo do trabalho foi identificar, analisar e descrever os comportamentos sociais agonísticos e anormais de cabras confinadas com e sem o uso de enriquecimentos ambientais, relacionando-os ao ganho de peso. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaram-se 20 cabras mestiças (Saanen x Boer), igualmente divididas em duas baias, sendo a baia controle (Trat 1) tratada conforme a rotina do setor e a baia de enriquecimento (Trat 2) submetida à técnica de enriquecimento ambiental. Realizaram-se observações do tipo focal, perfazendo um total de 216 horas. Verificou-se que as médias de frequência dos comportamentos em cada tratamento diferiram entre si, sendo que na baia de enriquecimento ambiental os animais exibiram menor frequência de comportamentos sociais agonísticos e anormais em relação à baia controle. Conclui-se que o enriquecimento ambiental influenciou de forma positiva no comportamento anormal e social das cabras estudadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











