ANTICORPOS CONTRA Toxoplasma gondii EM GATOS APREENDIDOS PELO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE LAGES, SC.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i1.36322Keywords:
epidemiologia, felinos, RIFI, toxoplasmoseAbstract
A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial. O gato doméstico tem papel importante na epidemiologia da doença por atuar como hospedeiro definitivo, eliminando oocistos que contaminam o ambiente. A sorologia em gatos pode ser considerada um reflexo da contaminação ambiental. Com os objetivos de determinar a ocorrência de anticorpos contra Toxoplasma gondii e identificar possíveis fatores de risco para a infecção em gatos apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Lages, SC, 107 amostras de sangue foram colhidas e remetidas ao Laboratório de Parasitologia e Doenças Parasitárias do CAV/UDESC. A pesquisa de anticorpos foi realizada por meio da Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) utilizando como antígeno taquizoítos da cepa RH do protozoário. Foram consideradas positivas amostras reagentes na diluição ≥1:64. Os dados foram analisados pelos testes exato de Fisher e χ2 (P<0,05) para verificar correlação entre soropositividade e o sexo e a idade dos animais. Do total de amostras, 38 (35,5%) foram positivos para T. gondii. Houve correlação estatística significativa (P<0,05) entre idade e soropositividade com 79% (30/38) dos positivos apresentando idade ≥13 meses.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











