EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE FÊMEAS PRIMÍPARAS DA RAÇA NELORE
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i3.34278Keywords:
bovinos, IATF, idade ao primeiro parto, puberdadeAbstract
Objetivou-se avaliar os efeitos da categoria animal (primíparas precoces de dois anos de idade, primíparas de três anos e vacas multíparas) sobre a duração do intervalo entre o início da estação de monta (EM) e a concepção, o número de inseminações realizadas por fêmea e a taxa de gestação ao final da EM. Os animais foram submetidos a um protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) com duração de 11 dias. O diagnóstico de gestação foi realizado entre 28 e 42 dias pós-IA e a confirmação da gestação entre 43 e 57 dias pós-IA, ambos por ultrassonografia. Os efeitos da duração do intervalo entre o início da EM e a concepção, bem como do número de inseminações de cada categoria foram avaliados por análise de variância, e a taxa de gestação ao final da EM por regressão logística, ambos no programa Minitab. A taxa de gestação geral foi de 70,59%. O intervalo do início da EM até a concepção e a taxa de gestação não foram afetados pela categoria animal (P > 0,05), porém foi detectado efeito desta variável sobre o número de inseminações por fêmea (P = 0,011). Primíparas precoces receberam, em média, 1,39 inseminações, enquanto que as de três anos receberam 1,86 e as multíparas 1,78 inseminações na EM. O menor número de inseminações nas primíparas precoces pode ser explicado pelo maior atraso no retorno à ciclicidade após o parto. Conclui-se que a categoria animal não afeta a duração do intervalo entre o início da estação de monta e a concepção, nem a taxa de gestação, porém vacas primíparas precoces de dois anos apresentam menor número de inseminações em relação às primíparas de três anos e as vacas multíparas da raça Nelore.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











