RASPA DE MANDIOCA INTEGRAL DESIDRATADA NA ALIMENTAÇÃO DE CODORNAS JAPONESAS SOBRE A PRODUÇÃO DE OVOS E A QUALIDADE DOS OVOS DURANTE A CONSERVAÇÃO IN NATURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i3.34272Keywords:
alimento alternativo, aves, pico de postura, pH da gemaAbstract
Objetivou-se avaliar a produção e a qualidade de ovos de codornas japonesas em postura alimentadas com diferentes níveis de inclusão da raspa de mandioca integral desidratada (RMID). Foram utilizadas 100 codornas japonesas no pico de postura, distribuídas em quatro níveis de inclusão da RMID (0,0%; 10,0%, 20,0% e 30,0%). Os animais foram distribuídos em 20 gaiolas de metabolismo, com 5 animais por gaiola. O ensaio de produção de ovos teve duração de 60 dias totais, sendo 12 dias de adaptação e 48 dias de coleta de dados, para a avaliação da qualidade dos ovos foi considerado o período 0, 12 e 24 dias de conservação in natura. O delineamento experimental utilizado para o ensaio de produção foi inteiramente casualizado, os dados das variáveis estudadas foram interpretados por análise de variância e as diferenças observadas pra as variáveis estudas foram submetidas a análise de regressão a 5% de significância. Para a avaliação do período de conservação in natura dos ovos foi considerado um fatorial 4x3, ou seja, quatro rações experimentais e 3 períodos de conservação dos ovos, os dados foram testados considerando teste Tukey a 5% de significância. Para a produção de ovos por dia das codornas foi observado que os diferentes níveis de inclusão da RMID não alteram (P>0,05) o número de ovos para os diferentes tratamentos, com valor médio de 4,22 ovos gaiola-1 dia-1. Para a qualidade dos ovos observou diferença significativa (P<0,05) para as variáveis, peso da casca e espessura da casca em relação aos diferentes níveis de inclusão da RMID. Os dias de conservação in natura dos ovos influenciou (P<0,05) o diâmetro da gema (DIG), o diâmetro da câmera de ar (CAA) e o pH da gema (pHG), os quais apresentaram menor valor para o dia 0 em relação ao período de conservação de 12 e 24 dias. Assim, conclui-se que a inclusão de até 30,0% de raspa de mandioca integral desidratada não altera a produção de ovos de codornas por dia, além disso, o consumo dos ovos deve ser realizado antes de 12 dias de conservação in natura, garantindo um produto de qualidade ao consumidor.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











