CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM VACAS DA RAÇA HOLANDESA E MESTIÇAS HOLANDÊS X JERSEY
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v19i1.32443Palavras-chave:
cruzamento, mastite subclínica, qualidade do leite, raças leiteiras especializadasResumo
O cruzamento com a raça Jersey vem sendo utilizado principalmente como alternativa para o aumento da concentração de sólidos do leite em rebanhos da raça Holandesa. A mastite é uma das principais causas de descarte involuntário em rebanhos leiteiros e de perda de qualidade do leite. A Contagem de Células Somáticas no leite (CCS) é um indicativo de mastite subclínica, e possui diferença quanto sua apresentação nas raças, sendo esta a motivação do presente trabalho, cujo objetivo foi avaliar a contagem de células somáticas no leite de vacas mestiças Holandês x Jersey comparadas à vacas puras da raça Holandesa. Os dados foram obtidos de uma propriedade localizada no município de Carambeí–PR, a qual possui vacas puras da raça Holandesa e mestiças Holandês x Jersey em diferentes proporções de cada raça. Foram utilizados dados de Contagem de Células Somáticas (CCS) obtidos do controle leiteiro oficial, no período de 2005 a 2010. Os dados de CCS foram transformados para Escore de Células Somáticas (ECS) e submetidos à análise de variância através de medidas repetidas no tempo. Vacas mestiças adultas (a partir de 3 anos de idade no momento do parto), apresentaram menor ECS (P<0,0001). Conclui-se que vacas mestiças adultas apresentam menor escore de células somáticas (ECS) em relação a vacas adultas da raça Holandesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











