DETERMINAÇÃO DOS VALORES DO ÁCIDO SIÁLICO NO SANGUE DE FÊMEAS SADIAS DA RAÇA NELORE CRIADAS NO NORTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v16i2.20855Palavras-chave:
Medicina Veterinária, Marcadores Bioquímicos, BovinosResumo
Os marcadores tumorais e inflamatórios são substâncias encontradas no sangue, urina ou tecidos de pessoas e/ou animais com certos tipos de neoplasias ou inflamações crônicas. A utilização de alguns destes marcadores químicos, como o ácido siálico, poderá ser uma importante ferramenta no auxílio diagnóstico de enfermidade que acometem os animais de produção, em especial os bovinos. Neste contexto, realizou-se um ensaio com o objetivo de mensurar o referido marcador inflamatório e verificar os valores normais no sangue de fêmeas sadias da raça nelore criadas no Norte do Paraná. Avaliou-se 20 bezerras, 19 novilhas e 20 vacas através da punção da veia coccígea, e análise do soro utilizando o método tiobarbitúrico, com leitura posterior em Espectrofotômetro de Duplo Feixe Termoestatizado. Os níveis séricos médios nas diferentes categorias foram de 0,740 ± 0,311 g/L, 0,611 ± 0,225 g/L e 0,591 ± 0,236 g/L para bezerras, novilhas e vacas, respectivamente. Os valores de ácido siálico encontrados em bezerras nelore saudáveis foram próximos aos descritos na literatura mundial. Porém nas vacas e nas novilhas sadias, obtiveram-se médias inferiores, sugerindo que nos nelores adultos e saudáveis os níveis do ácido siálico são menores, quando comparados a outras raças européias leiteiras.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











