INFECÇÃO POR <i>Ehrlichia canis</i> E <i>Anaplasma platys</i> EM CADELAS E NEONATOS DE CUIABÁ, MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i3.16979Palavras-chave:
Ehrlichia canis, Anaplasma platys, cães jovens, nested PCRResumo
Os canídeos podem ser infectados por diversos agentes pertencentes à Família Anaplasmataceae dentre os mais comumente relatados encontram-se Ehrlichia canis e Anaplasma platys, causando a ehrlichiose monocítica canina e a trombocitopenia infecciosa cíclica canina, respectivamente. O diagnóstico pode ser feito pela detecção de mórulas em esfregaço sanguíneo, sorologicamente, pelo isolamento, com exceção de A. platys e pelos métodos moleculares, como a PCR. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a presença de infecção por E. canis e A. platys em cães neonatos e suas respectivas mães. Durante o período de junho a dezembro de 2006, foram avaliados clinicamente 21 fêmeas hígidas e 40 filhotes de suas respectivas ninhadas com idade entre cinco a 29 dias de idade. Para a avaliação da infecção por E. canis, realizaram-se análise sorológica com o ensaio SNAP 3DX, observação de mórulas em esfregaço sanguíneo e nested PCR e para A. platys, a nested PCR. Dos 61 animais avaliados, 36 (59%) apresentaram-se positivos para E. canis e 16 (26,2%) para A. platys. Infecção isolada por A. platys e co-infecção com E. canis foi observada em cinco (13,8%) e 11 (30,5%) cães, respectivamente, não havendo diferença estatisticamente significativa (P=0,63). Com os dados obtidos pela técnica da nPCR conseguiu-se detectar infecção por E. canis e A. platys em neonatos e suas respectivas mães, levantando a possibilidade de transmissão transplacentária, entretanto estudos mais aprofundados devem ser realizados para se confirmar tal aspecto, principalmente em áreas endêmicas para a doença.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











