ANÁLISE RETROSPECTIVA DAS ATIVIDADES DE CONTROLE MECÂNICO DE TITYUS SERRULATUS NO MUNICÍPIO DE AMERICANA, SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.84544Palavras-chave:
animais peçonhentos, busca ativa, escorpiões, linha de tendência, saúde ambientalResumo
A situação epidemiológica do escorpionismo na maioria dos municípios brasileiros apresenta uma tendência linear crescente com elevado risco probabilístico de acidentes e óbitos. Avaliamos os dados numéricos de busca ativa de espécimes de Tityus serrulatus, como metodologia de controle mecânico de escorpiões adotada no município de Americana/SP, em análise retrospectiva do período de 2006 a 2021. Ficou demonstrado que essas atividades contribuem de forma significativa na destinação de espécimes vivos para produção de soro antiescorpiônico. No entanto, não apresenta eficiência no controle de infestações ambientais destes animais peçonhentos. Medidas de controle biológico e/ou químico devem ser incorporadas, através de políticas públicas municipais em saúde, com mais adequado nível de atenção em relação ao manejo integrado de pragas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











