AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA E FÍSICO-ESTRUTURAL DE AÇOUGUES EM MUNICÍPIOS DO VALE DO GUARIBAS, NO ESTADO DO PIAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i4.82485Palavras-chave:
contaminação, estrutura, higiene, saúde pública.Resumo
Objetivou-se avaliar a qualidade higiênico-sanitária e estrutural de açougues em cidades do Vale do Guaribas, no Estado do Piauí, utilizando um checklist de 40 itens embasado nas legislações sanitárias brasileiras. Trata-se de uma pesquisa de campo descritiva observacional, qualitativo e quantitativo que avaliou dez açougues localizados em diferentes municípios do Vale do Guaribas, no Estado do Piauí, no período de abril de 2021. Como resultados, observou-se que 80% dos locais verificados se classificavam como deficientes, com condições higiênico-sanitárias e físico-estruturais insatisfatórias, considerados inadequados perante os padrões da legislação vigente. Apenas 20% dos locais se enquadraram regulares, atingindo um percentual de adequação entre 51 e 75 % do total de itens investigados. Com isso, a maioria dos açougues estão inadequados quanto aos quesitos preconizados na legislação vigente, podendo ser considerados um meio propício à contaminação das carnes e risco para a saúde dos consumidores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











