RESULTADOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DA REDUÇÃO DE FRATURAS POR HASTE BLOQUEADA EM 67 CÃES
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.78122Palavras-chave:
canino, intramedular, osteossínteseResumo
O tratamento de fraturas em cães, representam grande parte da casuística de atendimentos da clínica cirúrgica de pequenos animais. O implante haste intramedular bloqueada é uma opção utilizado na redução de fraturas, antagonizando às forças de flexão, torção e compressão axial. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o tempo de consolidação óssea, a formação de calo ósseo e as possíveis complicações com o uso de hastes bloqueadas na redução de fraturas. Foram selecionados 67 casos em que as HIB foram utilizadas para redução de fraturas de cães, estes foram avaliados clínica e radiograficamente quanto ao tempo e tipo de consolidação, tempo de apoio após a cirurgia, complicações e função do membro. Os dados obtidos foram apresentados sob a forma de estatística descritiva. Foi possível concluir que a HIB é um implante intramedular que permite retorno precoce à função pois oferece suporte à carga colocada sobre o osso durante a deambulação, permitindo assim a micromovimentação do foco de fratura, levando a consolidação secundária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.