RESULTADOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DA REDUÇÃO DE FRATURAS POR HASTE BLOQUEADA EM 67 CÃES

Autores

  • Marcella Dall Agnol Leite Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/FCAV) – Campus Jabotibacal, Jaboticabal, SP. https://orcid.org/0000-0001-8930-6791
  • Francisco Cláudio Dantas Mota Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.
  • Aracelle Elisane Alves Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.
  • Geison Morel Nogueira Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.
  • Matheus Matioli Mantovani Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.
  • Matheus Franco da Veiga Teixeira Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.78122

Palavras-chave:

canino, intramedular, osteossíntese

Resumo

O tratamento de fraturas em cães, representam grande parte da casuística de atendimentos da clínica cirúrgica de pequenos animais. O implante haste intramedular bloqueada é uma opção utilizado na redução de fraturas, antagonizando às forças de flexão, torção e compressão axial. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o tempo de consolidação óssea, a formação de calo ósseo e as possíveis complicações com o uso de hastes bloqueadas na redução de fraturas. Foram selecionados 67 casos em que as HIB foram utilizadas para redução de fraturas de cães, estes foram avaliados clínica e radiograficamente quanto ao tempo e tipo de consolidação, tempo de apoio após a cirurgia, complicações e função do membro. Os dados obtidos foram apresentados sob a forma de estatística descritiva. Foi possível concluir que a HIB é um implante intramedular que permite retorno precoce à função pois oferece suporte à carga colocada sobre o osso durante a deambulação, permitindo assim a micromovimentação do foco de fratura, levando a consolidação secundária.

 

Biografia do Autor

Marcella Dall Agnol Leite, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/FCAV) – Campus Jabotibacal, Jaboticabal, SP.

Graduada em Medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2015)
Formação complementar:
Residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Animais de Companhia pela Universidade Federal de Uberlândia (2020);
Pós-graduação lato sensu em Cirurgias Ortopédicas e Neuroespinhais pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária - CETAC (2020);
Atualmente aluna de mestrado do programa de pós-graduação em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/FCAV) – Campus Jabotibacal.

Francisco Cláudio Dantas Mota, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), residência em clinica cirúrgica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2002), mestrado em Ciências Veterinária - Clínica e Cirurgia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2008). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em cirurgia, anestesiologia, ortopedia e oftalmologia animal.

 

Aracelle Elisane Alves, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Cirurgia Veterinária, pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho UNESP . Durante o curso de doutorado participou do programa de "Doutorado Sanduiche" realizado Universidade de Bristol (Inglaterra) por período de um ano na área de cirurgia de pequenos animais (2008-2009), foi membro do Royal College Veterinary Surgeon e obteve título de Internato em Cirurgia de Pequenos Animais. Em 2010 realizou Pós-Doutorado na àrea de Reprodução Animal, na Universidade de Milão-Itália e durante 2011-2013 o segundo Pós Doutorado também na mesma área, entretanto na Unesp-Jaboticabal. Tem experiência na área de Cirurgia, Reprodução e Obstetrícia Veterinária. Atualmente é docente em Obstetrícia Veterinária e Cirurgia de Pequenos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Geison Morel Nogueira, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2001), residência médico veterinária em Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Araçatuba (2004), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Jaboticabal (2010) e doutorado em Medicina Veterinária (área de concentração: Clínica Cirúrgica Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/ Botucatu (2013). Professor Adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Matheus Matioli Mantovani, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

Possui graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Uberlândia (2009), residência em Clínica dos Animais Domésticos(R-1/R-2) no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia com ênfase em pequenos animais. Mestrado em ciências veterinárias na Universidade Federal de Lavras (2012). Doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor de Clínica de Pequenos Animais da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Área de atuação: Medicina Interna de Pequenos Animais com ênfase em Cardiologia Veterinária.

Matheus Franco da Veiga Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

Graduado em Medicina veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2019)
Formação complementar:
Atualmente residente em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Animais de Companhia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Leite, M. D. A., Mota, F. C. D., Alves, A. E., Nogueira, G. M., Mantovani, M. M., & Teixeira, M. F. da V. (2021). RESULTADOS CLÍNICOS E RADIOGRÁFICOS DA REDUÇÃO DE FRATURAS POR HASTE BLOQUEADA EM 67 CÃES. Archives of Veterinary Science, 26(3). https://doi.org/10.5380/avs.v26i3.78122

Edição

Seção

Medicina e Cirurgia de Pequenos Animais