ACHADO ACIDENTAL DE AGENESIA RENAL UNILATERAL EM UM PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO (AMAZONA VINACEA) EM EXAME NECROSCÓPICO - RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.76560Palavras-chave:
aplasia, aves, necropsia, rimResumo
Durante o procedimento necroscópico de um papagaio-do-peito-roxo, fêmea, notou-se ausência de estrutura renal do lado direito, o qual era compreendido apenas por uma cápsula. Foi observado discreto aumento do rim esquerdo, caracterizando hipertrofia de rim contralateral, provocado por mecanismos compensatórios, devido à ausência de um rim. Constatou-se Agenesia Renal, cujo diagnóstico foi ocasional no momento da necropsia, e não possuía relação com os sinais clínicos apresentados pelo animal em vida, bem como não afetava nenhuma condição fisiológica do animal.
Downloads
Publicado
2020-12-22
Como Citar
Silva, M. L., Moreira, M. A., Costa da Silva, G. B., & Costa da Silva, A. B. (2020). ACHADO ACIDENTAL DE AGENESIA RENAL UNILATERAL EM UM PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO (AMAZONA VINACEA) EM EXAME NECROSCÓPICO - RELATO DE CASO. Archives of Veterinary Science, 25(5). https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.76560
Edição
Seção
I Semana Acadêmica da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias UFPR
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.