INSTRUÇÃO POR PARES E ENSINO JUST-IN-TIME NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ANATÔMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.76381

Palavras-chave:

colaborativo, ensino, etimologia, questionário

Resumo

O ensino tradicional não instiga os estudantes a interagirem nas exposições feitas pelos docentes e muito menos o real trato entre o estudante e o conteúdo apresentado em aula. A forma de avaliar o entendimento normalmente fica restrita a avaliações onde estes aprendizes validam seu conhecimento através da resolução de questões onde as respostas comumente resultam de memorização. Referindo-se a memorização, na disciplina de anatomia veterinária isso é ainda mais perceptível. Como forma de desvelar esse arquétipo do ensino anatômico, buscou-se aplicar metodologias ativas complementares na intenção de solidificar o conhecimento dos estudantes dentro do mundo da conceituação anatômica além de instigá-los à colaboração da construção do conhecimento de forma colaborativa. Para isso, passaram a ser utilizadas no último ano, ao longo das aulas de Anatomia Veterinária I e II da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), metodologias de Instrução por Pares (Peer instruction) (IP) associada ao Ensino Just-In-Time (JiTT). Inicialmente se trabalhava com JiTT, que consistia em disponibilizar aos alunos material pré-aula sobre determinado assunto que seria tratado na próxima aula, no caso específico deste trabalho, sobre o significado dos termos anatômicos utilizados dentro do contexto a ser estudado, ou seja, sua etimologia. Uma vez disponibilizado este material instrutivo dias antes da aula, o intuito era que os estudantes entendessem seu conteúdo para que, no início da aula seguinte, estivessem aptos a responder um questionário, de normalmente três perguntas, sobre o conteúdo. A segunda etapa era a aplicação da metodologia IP, a qual consistia em uma aula rápida sobre o mesmo conteúdo, ou seja, sobre a etimologia dos termos anatômicos apresentados no material pré-aula seguida de um outro questionário, buscando a certificação do entendimento dos alunos sobre o significado dos termos trabalhados. Os questionários foram aplicados através de algumas diferentes ferramentas como Kahoot, Socrative e Mentimeter, pelos quais é possível conferir a porcentagem de acerto da turma em tempo real para dar sequência na metodologia IP, sendo que, se a turma tivesse porcentagem de acerto inferior a 30%, era feita novamente a explanação, se o índice de acerto ficasse entre 30 a 70% os alunos eram instigados a argumentarem sobre as respostas corretas e erradas do questionário aplicado em sala de aula. Após a breve discussão, o mesmo questionário era respondido. Caso a porcentagem de acerto fosse superior a 70%, a docente era quem argumentava sobre as respostas. Nas aulas que foram aplicadas essa metodologia, os acertos representaram, em média, 58% e nas discussões os alunos procuravam participar de forma a contribuir para entendimento de todos. Quando reaplicado o questionário, os índices eram sempre próximos de 100%. Com auxílio dessas metodologias se pretendeu incentivar os estudantes a assumirem a responsabilidade pela sua aprendizagem, uma vez que a universidade apresenta uma forma diferente de trabalho da qual a maior parte dos discentes advêm, mostrando-lhes a importância da busca pela autonomia de estudo. Pode-se considerar que a utilização do JiTT atua de forma assíncrona ao momento da aula, já a IP possibilita o feedback em tempo real da assimilação feita pela turma.

Biografia do Autor

Laís Cristine Werner, UNICENTRO

Departamento de Medicina Veterinária

Área de Anatomia Veterinária

Luana Célia Stunitz da Silva, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Departamento de Biociências

Medicina Veterinária

Área de Anatomia Animal

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Werner, L. C., & da Silva, L. C. S. (2020). INSTRUÇÃO POR PARES E ENSINO JUST-IN-TIME NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ANATÔMICO. Archives of Veterinary Science, 25(5). https://doi.org/10.5380/avs.v15i5.76381

Edição

Seção

I Semana Acadêmica da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias UFPR