ESTUDO DO GENE DO HORMÔNIO DE CRESCIMENTO EM UMA POPULAÇÃO DE BÚFALAS DA RAÇA MURRAH (Bubalus bubalis)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i3.7425Palavras-chave:
hormônio do crescimento, gene, búfalas, growth hormone, Bubalus bubalisResumo
O hormônio GH é um dos principais reguladores do crescimento pós-natal e do metabolismo em mamíferos, sendo proposto como gene candidato para identificação de marcadores genéticos
relacionados a características de crescimento, carcaça e produção de leite. Dessa forma, o presente estudo objetivou estudar possíveis polimorfismos na parte final da região 5´-flanqueadora, primeiro exon e parte do primeiro intron do gene do hormônio de crescimento de uma população de búfalas da raça Murrah, buscando futuras associações com características de produção de leite e seus constituintes. Para tanto, foram utilizadas amostras de sangue de 115 búfalas. Mediante reação em cadeia da polimerase (PCR), foi amplificado um fragmento com 450 pb, o qual foi analisado pela técnica de seqüenciamento e de RFLP (Restriction Fragment Length Polymorphism), utilizando a endonuclease de restrição DdeI. Como resultado, a seqüência de
nucleotídeos do gene GH de búfalos será submetida a GenBank. No entanto, verificou-se que os bubalinos apresentaram monomorfismo, para a região estudada, do gene do hormônio de crescimento. Assim sendo, não foi possível quantificar a ação desse gene sobre a produção de leite e seus constituintes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











