SEROPREVALENCE OF LEISHMANIASIS, TOXOPLASMOSIS, AND LEPTOSPIROSIS IN THE DOMESTIC FAUNA OF AN ANTHROPIZED ENVIRONMENT OF THE ATLANTIC FOREST IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i2.72238Palavras-chave:
animais domésticos, Leptospira sp., Leishmania sp., Toxoplasma gondii, zoonosesResumo
O Campus da Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) representa uma das principais frentes de crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro. O presente estudo avalia o ambiente associado à soroprevalência de leishmaniose visceral canina (LVC), toxoplasmose e leptospirose em cães e de toxoplasmose em gatos e aves de produção pertencentes aos moradores do CFMA. Amostras de sangue obtidas pelo censo foram utilizadas para avaliar a frequência de prevalência através de ensaios sorológicos. A proporção de soroprevalência de toxoplasmose, leptospirose e LVC em cães foi de 37,2%, 6,2% e 1,2%, respectivamente. A soroprevalência de leptospirose foi significativamente menor (P = 0,03) em cães de áreas antropizadas (3%), mas essa foi a única região com casos de leishmaniose. Para toxoplasmose, houve maior soroprevalência (50%) em cenários rurais. Nos gatos, a soroprevalência de toxoplasmose foi de 32,1% e em aves foi de 18,1%. A soroprevalência nesses animais foi semelhante nos ambientes estudados. Os resultados demonstram a soroprevalência de Leishmania sp., Toxoplasma gondii e Leptospira spp. em cães, gatos, galinhas e patos residentes em ambientes antropizados da Mata Atlântica, no município do Rio de Janeiro, sendo possível, ainda, associar os resultados entre essas espécies de animais domésticos e o ambiente de moradia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.