INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS: EFEITOS AOS CÃES TERAPEUTAS E SERES HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.69318Palavras-chave:
bem-estar, co-terapeuta, pet terapiaResumo
As Intervenções Assistidas por Animais (IAAs) utilizam os animais como facilitadores de um processo terapêutico, envolvendo a interação com diversos profissionais da área da saúde e da educação. Os animais participantes das atividades necessitam de um rigoroso controle de higiene e saúde, a fim de promover o bem-estar dos co-terapeutas e assistidos. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito das Intervenções Assistidas por Animais aos assistidos e também analisar o bem-estar dos co-terapeutas durantes as sessões. As visitas ocorreram, semanalmente, com duração aproximada de 30 a 60 minutos nas instituições, INST1 e INST2, da cidade de Pelotas/RS. Durante as intervenções buscou-se desenvolver atividades que envolvessem a temática do cão terapeuta tanto na forma presencial, e/ou na forma de brinquedos lúdicos relacionados aos cães co-terapeutas. A avaliação dos assistidos foi através de um questionário contendo dez questões objetivas abrangendo o efeito das IAAs aos assistidos e também pela avaliação inicial e final de cada assistido realizado pelos profissionais envolvidos de cada instituição. O bem-estar dos cães co-terapeutas foi avaliado através dos sinais vitais e da análise comportamental. Foi verificado, que os assistidos apresentaram melhora na socialização, concentração na escola e em desenvolver suas tarefas, e demonstraram-se mais motivados e tranquilos nos dias das sessões. Não houve alterações nos sinais vitais e comportamentais dos cães. Conclui-se que as Intervenções Assistidas por Animais proporcionaram sensações de tranquilidade e bem-estar aos assistidos, e nas condições deste estudo os co-terapeutas não demonstraram sinais de desconforto e estresse durante as sessões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.