EFEITO DO USO DE INOCULANTES SOBRE O pH E A COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DA SILAGEM DE SORGO (Sorghum bicolor L. Moench)
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6764Palavras-chave:
aditivos bacterianos, matéria seca, qualidade de silagem, proteina bruta, bacterial inoculant, crude protein, dry matter, quality of silageResumo
O objetivo do presente trabalho foi estudar o efeito de três doses do aditivo bacteriano comercial Sil-All (Alltech®), sobre o pH e a composição bromatológica da silagem de sorgo, variedade AG 2005. Foram utilizados 16 silos experimentais, com capacidade para 20kg de silagem. Os tratamentos testados foram T1: sem a adição de inoculante, T2: 2,5g/L de inoculante, T3: 5,0 g/L de inoculante e T4: 7,5 g/L de inoculante. Após 60 dias de ensilado, os silos foram abertos e retiradas amostras para determinação de pH, PB, FDN e FDA. O delineamento foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. As diferentes doses aplicadas resultaram em diferença significativa (P < 0,05) para o teor de MS, sendo inferior para o tratamento sem inoculante (T1). A presença de inoculante nas silagens não afetou significativamente (P>0,05) os teores de pH, PB, FDN e FDA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











