MENSURAÇÃO DA ESPESSURA CORNEANA EM OVINOS COM PAQUIMETRIA ULTRA-SÔNICA E MICROSCOPIA ESPECULAR DE NÃO CONTATO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6752Palavras-chave:
Ovino, Paquimetria, Especular, Ultra-sônica, Espessura corneana, Ovine, Pachymetry, Specular, Ultrasonic, Corneal thicknessResumo
O propósito do presente trabalho foi avaliar os valores da espessura corneana central em córneas de ovinos sadios com o microscópio especular de não-contato e paquímetro ultra-sônico. A espessura corneana central foi determinada em 22 olhos de 11 ovinos, inicialmente com microscópio especular de não-contato (Topcon SP-2000P), seguido pelo paquímetro ultra-sônico (Nidek UP-1000). Os valores médios das medidas corneanas centrais foram 654mm e 665mm com o microscópio especular de não contato e o paquímetro ultra-sônico, respectivamente. As medidas da espessura corneana demonstraram que ambos os instrumentos são confiáveis.
Downloads
Publicado
2006-12-11
Como Citar
BRANDÃO, C., RANZANI, J., RODRIGUES, G., MARINHO, L., PEIXOTO, T., TEIXEIRA, C., … LIMA, L. (2006). MENSURAÇÃO DA ESPESSURA CORNEANA EM OVINOS COM PAQUIMETRIA ULTRA-SÔNICA E MICROSCOPIA ESPECULAR DE NÃO CONTATO. Archives of Veterinary Science, 11(2). https://doi.org/10.5380/avs.v11i2.6752
Edição
Seção
Medicina Veterinária Preventiva
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.