Influência do escore corporal no perfil lipídico de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) sob os cuidados humanos
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61532Palavras-chave:
colesterol, obesidade, selvagens, sobrepeso, triglicerídeosResumo
A obesidade é uma desordem nutricional complexa e multifatorial que alguns animais selvagens podem desenvolver ao longo de sua vida em cativeiro. O estudo comparou o perfil lipídico de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) em escore de condição corporal normal com o de animais em sobrepeso. Os animais eram hígidos e mantidos sob cuidados humanos sem enriquecimento ambiental. Apesar de poucos cachorros-do-mato (C. thous) terem apresentado aumento de colesterol e triglicerídeos, não exibiram diferença estatística quando comparado os grupos de escore ideal e sobrepeso. Mais estudos devem ser realizados para verificar a influência do ganho de peso corporal sobre o perfil lipídico da espécie, mas o enriquecimento ambiental deve ser estimulado, pois proporciona aumento da atividade física, menor tendência do animal à obesidade, melhoria da qualidade de vida e bem-estar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.