Dieta do Guaxinim (Procyon cancrivorus) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61431Palavras-chave:
zootecnia, nutrição, animais cativos, zoologicosResumo
O Guaxinim (Procyon cancrivorus) é um animal de hábito noturno e solitário, pode ser encontrado em mangues, várzeas, praias e matas ciliares, justificando, portanto, seu hábito alimentar onívoro e variado, composto principalmente por crustáceos, peixes, moluscos, frutos e sementes. No entanto, estudos direcionados a dietas de animais cativos ainda são bastante escassos, ocasionando frequentemente a oferta de dietas desbalanceadas e oferecidas em excesso, podendo causar obesidade e distúrbios nutricionais. Dessa forma, o trabalho em questão, objetou reformular a dieta do guaxinim cativo no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, de forma que esta atenda as exigências nutricionais da espécie, promovendo uma melhor qualidade nutricional para o animal. A implementação da nova dieta foi feita de maneira gradativa, uma vez que a dieta anterior era composta em sua maioria por frutos e pequenas quantidades de carne bovina e ração para cachorros. Diante da variação de itens consumidos pelas espécies em vida livre, com modificações que dependem do habitat, buscou – se adequar uma dieta que atendesse as exigências da espécie, com melhor índice de aceitação e menor desperdício. Assim, a dieta que obteve melhor aceitação por parte dos animais foi composta por 40% de proteína animal, 50% de frutas e vegetais e 10% de ração para cachorros. Contudo, torna – se necessário ainda a realização de mais estudos a respeito das dietas de animais cativos, uma vez que estas podem variar consideravelmente de acordo com a região, tipo de recinto e comportamento do animal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.