Avaliação de diferentes metodologias para determinação de gordura e teores de cálcio e fósforo em petiscos para cães
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59937Palavras-chave:
canino, extrato etéreo, métodos, minerais, rótuloResumo
Com o presente estudo, objetivou-se comparar três diferentes metodologias para determinação de gordura: extrato etéreo (EE), extrato etéreo após hidrólise ácida (EEHA) e determinação pelo analisador Ankom XT15 (ANKOM), em petiscos para cães; avaliar os teores de cálcio e fósforo nesses alimentos, bem como comparar os resultados com os valores declarados nos rótulos. Os resultados das três metodologias foram comparados através do teste t (p<0,05) no programa Statistical Analysis System (SAS, versão 9.4) e a comparação dos resultados com o rótulo foi realizada através de estatística descritiva. Os três métodos avaliados não apresentaram diferenças entre si (p=0,34). Constatou-se discrepância entre os valores declarados nos rótulos e os resultados laboratoriais em vários produtos. Conclui-se que não houve diferença entre as metodologias e que existe a necessidade de melhor fiscalização dos rótulos de petiscos para cães.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











