Estudo das necessidades nutricionais de cães machos reprodutores
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59880Palavras-chave:
alimentos completos, micronutrientes, pets, qualidade de sêmenResumo
O objetivo do trabalho foi definir as necessidades nutricionais de cães machos reprodutores através de publicações científicas e, a partir destas, verificar alimentos completos e suplementos comerciais que atendam essa categoria. Foram identificadas oito publicações com 124 cães avaliados. Os nutrientes avaliados foram: Vitamina E, Selênio, Ômega 3 e Ômega 6. Os parâmetros usuais na avaliação de qualidade de sêmen foram: volume; motilidade, vigor espermático e concentração espermática. O estudo mostrou que o ideal para cães machos reprodutores será seguir as tabelas oficiais de exigências nutricionais, uma dieta com: 3.750 kcal/kg; proteína bruta de 24%; Cálcio de 1,113%; Fósforo de 0,905%; Selênio de 0,408%; Vitamina E de 40 mg/kg e Ômegas 3 e 6 de 5500 e 300 mg, respectivamente. Para suplementação, além das exigências nutricionais, recomenda-se: Vitamina E: 50 mg/kg; Selênio: 0,60 mg/kg; Ômega 3: 7,2 mg/kg; Ômega 6: 25 mg/kg de peso corporal durante média de 60 dias. Foram encontrados cinco alimentos completos comerciais que atendem as necessidades. Os alimentos necessitam de suplementação. Foram identificados três suplementos que atenderam, as recomendações estimadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











