Uso de bentonita e zeólita sobre as características fecais de cães
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59807Palavras-chave:
aditivo, fezes, odor fecalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar as características fecais de cães alimentados com dietas contendo bentonita ou zeólita. Foram utilizados 12 cães adultos da raça Beagle distribuídos em delineamento em blocos casualizados. Os cães foram alimentados durante dois períodos de 7 dias (5 dias de adaptação e 2 dias de coleta de fezes), totalizando 8 repetições. Foram realizadas análises de amônia, pH, escore, odor, matéria seca e produção de fezes. Entre os testes realizados houve redução apenas no odor fecal (P=0,002) para cães que foram alimentados com as dietas contendo bentonita e zeólita. A inclusão de 0,5% destes aditivos reduz o odor fecal, entretanto não altera os outros parâmetros analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.