Efeito de diferentes reatores de plasma não térmico na descontaminação fúngica em ração extrusada para cães naturalmente contaminadas
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59685Palavras-chave:
fungos, inativação, segurançaResumo
Foi analisado o efeito de diferentes reatores de plasma não térmico (PNT) na descontaminação fúngica em ração extrusada para cães. Foram analisados alimentos comerciais extrusados para cães contaminados naturalmente. As amostras foram divididas em quatro grupos para o estudo do efeito PNT. Três grupos de tratamento (um para cada reator) e um grupo controle (sem PNT). As amostras passaram por 10 min de tratamento a uma tensão de 4,5 Kv em corrente alternada. Após 7 dias de incubação não foram observados crescimento fúngico nas rações tratadas, independentemente do tipo de reator. O plasma não térmico é capaz de inativar fungos em rações extrusadas para cães naturalmente contaminadas. Os três tipos de reatores foram eficazes para a descontaminação desse alimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











