PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO NA MUSCULATURA BOVINA EM UM ABATEDOURO E EM PRODUTO PRONTO PARA CONSUMO: RELATO DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.58149Palavras-chave:
carne bovina, inspeção de produtos de origem animal, perigo físicoResumo
Os alimentos podem conter perigos de diferentes naturezas que afetam sua integridade e representam riscos para a saúde do consumidor. Neste âmbito, os programas de autocontrole e a inspeção sanitária oficial realizada nos estabelecimentos de produtos de origem animal visam identificar tais perigos e impedir que alimentos impróprios sejam destinados ao consumo, como é o caso de carnes contendo projéteis de armas de fogo. Destaca-se a escassez de informações sobre a ocorrência destes projéteis na carne bovina, sendo os relatos dessa natureza restritos a carne de caça ou relacionados com a lesão provocada em animais como cães e gatos. Assim, objetivou-se relatar dois casos, um envolvendo a musculatura da mastigação de um bovino durante a inspeção post mortem em um abatedouro na região Sudoeste e o outro durante o consumo de um produto a base de carne bovina em um restaurante na região Oeste, ambos no Estado do Paraná. A não identificação dos projéteis em nível de abatedouro no caso do produto pronto para consumo pode representar uma limitação da inspeção sanitária quanto a regiões anatômicas e profundidades não convencionais, ou a possível recuperação do animal antes da inspeção ante mortem. Neste mesmo caso, há também a possibilidade da carne ter sido obtida através do mercado informal, na qual a presença dos projéteis teria sido decorrente da falta das etapas de inspeção sanitária. Mais estudos são necessários para determinar a real ocorrência destes achados em produtos de origem animal, o que possibilita adotar medidas que auxiliem na sua prevenção e controle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











