INTOXICAÇÃO AGUDA POR ORGANOFOSFORADO EM BOVINOS DO PARANÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i4.56886Palavras-chave:
diazinon, mortalidade, acidente, envenenamentoResumo
Relata-se a intoxicação aguda por organofosforado em bovinos mestiços zebuínos, criados no Paraná. Dos sessenta animais pulverizados com solução de diazinon, com concentração aproximada superior a cinco vezes a dose recomendada para controle de ectoparasitas, 51 morreram no intervalo de 24 horas. Os sinais clínicos mais evidentes foram tremores musculares, sialorreia, timpanismo, miose, prostração, decúbito, culminando com o óbito. Esse tipo de acidente ainda ocorre no Brasil em decorrência do insuficiente treinamento do pessoal que manipula esses produtos e a possibilidade de os adquirirem sem receituário médico veterinário.
Downloads
Publicado
2017-12-22
Como Citar
Bertoni, E. S., Biondo, A. W., Minozzo, C. D., Brum, J. S., Barros Filho, I. R., & Perotta, J. H. (2017). INTOXICAÇÃO AGUDA POR ORGANOFOSFORADO EM BOVINOS DO PARANÁ, BRASIL. Archives of Veterinary Science, 22(4). https://doi.org/10.5380/avs.v22i4.56886
Edição
Seção
Medicina e Cirurgia de Grandes Animais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











