RESISTÊNCIA LATERAL ÀS MACROLACTONAS EM NEMATODAS DE BOVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v11i1.5628Palavras-chave:
bovinos, nematodas, lactonas macrocíclicas, resistência lateral, cattle, nematodes, macrocyclic lactones, side-resistanceResumo
No Rio Grande do Sul (RS), a bovinocultura de corte, em sua maioria, tem caráter extensivo e o controle parasitário é fundamentado no uso contínuo de drogas anti-helmínticas. Os produtos mais utilizados fazem parte do grupo das lactonas macrocíclicas (LMs). No RS, já existem relatos da ocorrência de resistência a estes produtos em parasitas gastrintestinais. O objetivo deste trabalho foi determinar a eficácia de 10 LM´s disponíveis comercialmente em bovinos naturalmente infectados. Foram utilizados setenta bovinos da raça Nelore, de aproximadamente um ano de idade. Cada grupo (n=7) foi tratado com doramectina 1% (Dectomaxâ, Pfizer), moxidectina 1% (Cydectinâ, Fort Dodge), quatro ivermectinas 1% (Ivermectinaâ, Ouro Fino; Ivermectinaâ, Jofadel; Imectinâ, Irfa; Dectiverâ, Lapisa); ivermectina 3,1% (Ivomec Goldâ, Merial), duas abamectinas 1% (Abamectinaâ, Jofadel; Abactinâ, Biofarm), e a combinação de abamectina 1,25% com ivermectina 2,25% (Solutionâ, Intervet) na dose recomendada pelo fabricante. Amostras fecais foram colhidas nos dias 0, 7, 14 e 21 pós-tratamento para determinação do número de ovos e cultura de larvas e cálculo do percentual de eficácia com o programa estatístico RESO. A eficácia das drogas foi de 0, 0, 19, 89, 30, 13, 27, 0, 0, e 67% respectivamente, 21 dias pós-tratamento. Os gêneros, Trichostrongylus sp. e Cooperia sp. demonstraram resistência a todos os produtos. Embora nessa população de parasitas gastrintestinais o produto à base de ivermectina 3,1% e da combinação ivermectina e abamectina jamais tenha sido utilizado previamente, os dados obtidos confirmam o grave desenvolvimento da resistência lateral entre as LMs nos mais importantes nematóides de bovinos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.