AVALIAÇÃO DO PERFIL IMUNOGÊNICO DE VACINAS INATIVADAS CONTRA AGALAXIA CONTAGIOSA EM CAPRINOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i4.54879Palavras-chave:
adjuvante, imunoblotting, Mycoplasma agalactiae, pequeno ruminanteResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil imunogênico em caprinos de três vacinas inativadas contra agalaxia contagiosa (AC), preparadas com linhagens de Mycoplasma agalactiae isoladas no Brasil. A vacina 1 foi adsorvida em hidróxido de alumínio, a vacina 2 em Montanide IMS-2215-VG e a vacina 3 em Montanide Gel-01. O perfil proteico do antígeno vacinal foi avaliado por SDS-PAGE e a imunogenicidade da vacina pela técnica de Western blotting. A vacina foi administrada em três doses, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda e de 180 dias entre a segunda e a terceira. O pool de soros de dez caprinos coletados nos períodos 0, 21, 35, 90, 150, 210, 270 e 360 dias pós-vacinação foram testados pela técnica de Western blotting. A vacina 2 foi mais antigênica, seguida da vacina 1. Os anticorpos foram observados 21dias após a primeira dose para as três vacinas. Houve diferença no perfil das proteínas que foram reconhecidas por anticorpos para as vacinas 1 e 2; a vacina 1 estimulou a produção de anticorpos contra as proteínas P48 e P55 e a vacina 2 contra a P48 e a P80. Conclui-se que as vacinas 1 e 2 tiveram um perfil semelhante quanto a indução da produção de anticorpos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.