SAÚDE ANIMAL E SISTEMAS DE GARANTIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR APLICADO ÀS EXPLORAÇÕES PECUÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.54418Palavras-chave:
alimentos, HACCP, produção primária, qualidade, zoonosesResumo
A segurança dos alimentos deve ser assegurada ao longo do processo de produção, desde a primeira etapa que assenta na produção primária. As questões de segurança alimentar, a globalização, a internacionalização dos mercados e fundamentalmente a preocupação dos consumidores em relação aos riscos alimentares, torna fundamental a adoção de sistemas de garantia de segurança e de qualidade alimentar. Um sistema de garantia de qualidade e de segurança alimentar deve representar uma ferramenta de gestão e de vigilância e deve possuir necessariamente qualidades que o tornem relevantes para o produtor. A legislação na União Europeia obrigou à introdução do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ao longo de toda a cadeia de produção, mas a sua adoção pela produção primária não tem sido consensual. Neste artigo analisam-se as questões associadas à aplicação do sistema HACCP na produção primária com preponderância para a análise de riscos e implicações na saúde animal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.