DRENAGEM DE EFUSÃO PLEURAL POR DRENO INTRODUZIDO POR TORACOSCOPIA EM CAVALO COM PLEUROPNEUMONIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i2.53342Palavras-chave:
endoscopia, equinos, sistema respiratório, tóraxResumo
Tendo em vista que afecções do sistema respiratório são grandes responsáveis por perdas de rendimento atlético de equinos, faz-se necessário o diagnóstico e tratamento precoce da doença para que o animal possa retornar à sua rotina sem perder de forma drástica sua performance. O presente artigo tem como objetivo abordar a técnica de toracoscopia como método diagnóstico e auxiliar no tratamento da pleuropneumonia em equinos, bem como relatar o caso de um cavalo com histórico de febre intermitente não responsiva à tratamentos com antibióticos e antipiréticos, sinais clínicos compatíveis com pleuropneumonia e diagnóstico confirmado pela ultrassonografia torácica. O exame toracoscópico bilateral foi essencial para observação e lavagem da cavidade torácica por meio de um dreno de silicone, e é sabido que a colocação de drenos torácicos com auxílio da toracoscopia resulta em alto índice de recuperação atlética dos animais. Desta forma, a toracoscopia vem como uma grande auxiliadora para a clínica de equinos, pois permite que o médico veterinário, além de ter uma visão mais completa da cavidade torácica e detalhes específicos do caso, também possa usar este método de exame complementar no auxílio ao tratamento pela drenagem da efusão pleural e fixação de dreno, garantindo melhora clínica do animal e rápida recuperação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.