Variáveis hidrológicas de cultivos de Litopenaeus vannamei com adição de microrganismos biorremediadores
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3.51680Palavras-chave:
, Camarão, Qualidade da agua, Saúde, Víbrios, Viveiros comerciaisResumo
O uso de microrganismos biorremediadores e/ou probiótico tem sido utilizado por 1/3 das fazendas de camarão no Brasil. Neste sentido, um experimento foi conduzido durante 18 semanas para avaliar as variáveis hidrobiológicas do cultivo semi intensivo de Litopenaeus vannamei em viveiros com adição de microrganismos biorremediadores. Duas estratégias foram utilizadas: uma com adição microrganismos biorremediadores (BIO) e outra sem microrganismos biorremediadores (SEM). Camarões L. vannamei (Pl20) foram povoados em viveiros comerciais de 2,0 ha em uma densidade de 30 camarões/m2. Os microrganismos biorremediadores foram composto de bactérias ácido lactica, actinomicetos, leveduras, extrato vegetal e minerais. Significativas diferenças foram encontradas na demanda bioquímica de oxigênio, clorofila a e Vibrios (P < 0.05) entre as duas estratégias. No que diz respeito as condições de sanidade, um menor número de lesões nos camarões foram verificadas em viveiros com microrganismos biorremediadores. Neste contexto a aplicação diária de microrganismos biorremediadores demonstrou efeito positivo no aumento da degradação da materia orgânica da água e melhores condições de saúde dos camarões cultivados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











