ENZIMAS EXÓGENAS NA ALIMENTAÇÃO DO PEIXE GUPPY (Poecilia reticulata)

Autores

  • Veruska Dilyanne Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • José Humberto Vilar da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Cácio Ribeiro Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Mário Cesar de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • José Jordão Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Alda Lúcia de Lima Amâncio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.48365

Palavras-chave:

Aquariofilia, lebiste, piscicultura ornamental

Resumo

O mercado do peixe ornamental exige um animal com tamanho adequado em um período curto de produção, para atender as exigências nutricionais estratégias devem ser implantadas, como a utilização de enzimas exógenas nas rações. A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar a influencia da suplementação enzimática no desempenho do peixe ornamental guppy. Foram testadas duas dietas, sendo uma suplementada com as enzimas exógenas protease, fitase e alfa-amilase. Foram avaliados: o peso final, ganho de peso, conversão alimentar, comprimento total e padrão, ganho em comprimento total e padrão, altura, largura, taxa de crescimento específico; taxa de desenvolvimento específico e fator de condição de Fulton. A suplementação enzimática influenciou de maneira positiva o crescimento e desenvolvimento dos peixes ornamentais guppys.

Biografia do Autor

Veruska Dilyanne Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Zootecnista, Ma., Doutoranda em Zootecnia. Professora da Universidade Federal da Paraíba CCHSA/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias /Departamento de Ciência Animal

José Humberto Vilar da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor da Universidade Federal da Paraíba CCHSA/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias /Departamento de Ciência Animal.

Cácio Ribeiro Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba

Zootecnista, Mestrando em Tecnologia Agroalimentar UFPB/CCHSA.

Mário Cesar de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Ciências Agrárias – UFPB/CCHSA

José Jordão Filho, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor da Universidade Federal da Paraíba CCHSA/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias /Departamento de Ciência Animal.

Alda Lúcia de Lima Amâncio, Universidade Federal da Paraíba

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba CCHSA/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias /Departamento de Ciência Animal.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Gomes, V. D. S., Vilar da Silva, J. H., Cavalcanti, C. R., de Lima, M. C., Jordão Filho, J., & de Lima Amâncio, A. L. (2017). ENZIMAS EXÓGENAS NA ALIMENTAÇÃO DO PEIXE GUPPY (Poecilia reticulata). Archives of Veterinary Science, 22(3). https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.48365

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva