CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TUMORES MAMÁRIOS EM CADELAS E PREVALÊNCIA DESSES TUMORES DIAGNOSTICADOS DURANTE A CAMPANHA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU-SC.

Autores

  • Ana Lucia Pascoli Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Silvio Luiz Negrão Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Luciano Egílio Oliveira Médico Veterinário autônomo
  • Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal
  • Nazilton de Paula Reis Filho Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)
  • Andrigo Barboza De Nardi Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal.

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v22i2.48223

Palavras-chave:

medicina veterinária, prevenção, câncer de mama, cadelas

Resumo

Foi realizada uma campanha de prevenção contra o câncer de mama em Blumenau/SC, onde foram examinadas 111 cadelas para palpação digital das mamas. Foi entregue aos proprietários um folheto informativo sobre neoplasias mamárias, fatores de risco e proteção, formas de diagnóstico e tratamento e demonstrado como fazer palpação digital das mamas em seus animais a fim de detectar a presença de nódulos e conscientizá-los sobre o diagnóstico precoce. Em relação aos resultados obtidos, cães sem raça definida foram os mais acometidos 3 (5/29,41%), sendo o Poodle o segundo (3/17,64%). Em relação a faixa etária, 35,29% (6) dos animais tinham até 5 anos, 41,18% (7) tinham de 6-10, e 23,53% (4), de 11-16 anos. Em relação a incidência de mamas acometidas, 3 animais (17,64%) apresentaram tumores em M1, 1 (5,88%) em M2, 5 (29,41%) em M3, 5 (29,41%) em M4 e 3 (17,64%) em M5. Foi observado maior incidência em animais não castrados (58,82%/n=10) e em 41,18% dos castrados (7), 3 deles (17,65%) recebiam anticoncepcional e 14 (82,53%) não recebiam, 6 deles apresentaram pseudociese e 11 (64,71%) nunca apresentaram. Em relação ao escore corporal, 5 animais (29,41%) foram considerados normais de acordo com a validação de Laflamme (1997), 7 (41,18%) apresentavam excesso de peso e 5 (29,41%) eram obesos. A detecção precoce das neoplasias mamárias em cadelas é um fator positivo em relação ao prognóstico. Sabe-se que alguns fatores influenciam a incidência de neoplasias mamárias, sendo assim, podemos prevenir esses fatores e consequentemente diminuir a incidência da neoplasia. Para isso, campanhas contra o câncer de mama devem ser realizadas para que proprietários conheçam as formas de prevenção e examinem periodicamente seus animais.

Biografia do Autor

Ana Lucia Pascoli, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutoranda em Cirurgia Veterinaria na Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal,

Professora de ténica e clínica cirúrgica de pequenos animais na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Silvio Luiz Negrão, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Pós-doutorando na Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal
Professor de bioética e
saúde animal na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Luciano Egílio Oliveira, Médico Veterinário autônomo

Formado pela Universidade Regional de Blumenau

Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira, Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal

Doutoranda em Medicina Veterinaria na Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal

Nazilton de Paula Reis Filho, Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)

Doutorando em Cirurgia Veterinaria na Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal. Professor de técnica cirúrgica das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO)-

Andrigo Barboza De Nardi, Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal.

Professor Doutor do Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinaria da Universidade Estadual Paulista FCAV/ Unesp/ Jaboticabal.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Pascoli, A. L., Negrão, S. L., Oliveira, L. E., Ferreira, M. G. P. A., Reis Filho, N. de P., & De Nardi, A. B. (2017). CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DE TUMORES MAMÁRIOS EM CADELAS E PREVALÊNCIA DESSES TUMORES DIAGNOSTICADOS DURANTE A CAMPANHA REALIZADA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU-SC. Archives of Veterinary Science, 22(2). https://doi.org/10.5380/avs.v22i2.48223

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva