QUALIDADE DA ÁGUA E DO LEITE EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DO PLANALTO NORTE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v22i3.45730Palavras-chave:
zootecnia, produção animal, tecnologia de alimentos, microbiologia, qualidade do leiteResumo
O estudo objetivou avaliar os fatores que influenciam na qualidade do leite de propriedades da agricultura familiar no Planalto Norte Catarinense e identificar a qualidade da água utilizada na higienização dos equipamentos de ordenha. A pesquisa foi desenvolvida em propriedades leiteiras do Planalto Norte Catarinense visitadas no inverno de 2013 e no verão de 2014, caracterizadas por meio de um questionário guia semi-estruturado. Nas amostras de leite foi realizada análise de contagem bacteriana total, contagem de células somáticas e contagem de bactérias psicrotróficas. Nas amostras de água foram realizadas as seguintes análises microbiológicas: Escherichia coli, coliformes a 35ºC, aeróbios mesófilos e contagem de bactérias psicrotróficas. Os dados foram avaliados por análise fatorial. O manejo de ordenha influenciou a qualidade microbiológica do leite, porém a estrutura da propriedade exerceu pouca influência. Em 84% das propriedades a água que abastecia a produção era a mesma que abastecia a casa da família. As concentrações dos diferentes indicadores de qualidade microbiológica da água analisados estão relacionadas entre si, assim como as concentrações dos indicadores de qualidade do leite. Entretanto, a qualidade da água utilizada nas propriedades leiteiras não tem relação com a qualidade do leite e é influenciada pela precipitação pluviométrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











