MODULAÇÃO COMPORTAMENTAL E ADESTRAMENTO BÁSICO DE CÃES DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE ARAUCÁRIA - PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i2.44067Palavras-chave:
medicina veterinária, sanidade animal e medicina veterinária preventiva, etologia, bem-estar animalResumo
O objetivo foi colaborar para um avanço no conhecimento a respeito do impacto positivo de intervenções etológicas em cães de Centros de Controle de Zoonoses. Foi realizada avaliação comportamental em 25 cães do CCZ do município de Araucária/PR, atividade que auxiliou na identificação do manejo adequado para cada cão, assim como na definição de estratégias para redução de comportamentos indesejáveis. Houve redução importante de latidos excessivos, pulos nas pessoas, tração da guia e agressividade direcionada a pessoas e a outros cães. Os animais foram adestrados exclusivamente com reforços positivos, sendo que os comandos “aqui” e “senta” foram aprendidos por 25 animais (100%). Dar a pata foi ensinado a 16 animais (64%) e 13 animais (52%) aprenderam a deitar. Ao final foi possível observar melhorias no bem-estar dos animais, aumento de comportamentos desejáveis e redução daqueles inadequados. Tais resultados motivam pesquisas futuras sobre o impacto do manejo no sucesso das adoções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.