ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ELFA ELISA UTILIZANDO PROTEÍNA RECOMBINANTE DE BACTERIÓFAGO E OUTROS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS PARA DETECÇÃO DE Salmonella spp. EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Palavras-chave:
alimentos, bacteriófago, ELFA ELISA, Salmonella spp., VIDAS UP®Resumo
Os métodos de análise para detecção de Salmonella spp. são de grande importância no processo da agroindústria de produtos de origem animal, pois refletem diretamente na qualidade microbiológica dos alimentos, impactando no tempo de estocagem e por conseguinte na liberação do produto para a venda. Este estudo verificou a eficiência de um novo teste ELFA ELISA utilizando uma proteína recombinante oriunda de bacteriófago (VIDAS UP®) para detectar a presença de Salmonella spp. em produtos de origem animal. Foram analisadas 215 amostras (15 amostras artificilamente contaminadas e 200 amostras de rotina da agroindústria), de diferentes produtos de origem animal. As amostras foram submetidas a cinco métodos de diagnóstico: VIDAS UP®, metodologia convencional de acordo com ISO 6579, reação em cadeia da polimerase (PCR), meio semi-sólido Rappaport-Vassiliadis modificado (MSRV) e meio MSRV + suplemento. Onze amostras das 215 (5,12%) foram positivas em pelo menos um dos testes, sendo quatro amostras de rotina da agroindústria e sete amostras artificialmente contaminadas. A sensibilidade e especificidade do teste VIDAS UP® em relação à metodologia convencional foi de 90,0% e 99,51%, respectivamente. O teste VIDAS UP® apresentou equivalência com as demais metodologias, mostrando-se eficaz e rápido na detecção de Salmonella spp. em diferentes produtos de origem animal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











