FOTOSSENSIBILIZAÇÃO HEPATÓGENA EM BOVINOS POR INGESTÃO DE BRACHIARIA DECUMBENS

Autores

  • Nei Moreira Professor Associado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina.
  • Camila Cecilia Martin Universidade de São Paulo
  • Ayrton Rodrigo Hilgert Universidade de São Paulo
  • Raimundo Alberto Tostes Professor adjunto nível I da Universidade Federal do Paraná
  • Aline De Marco Viott Professora adjunta de patologia veterinaria na Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.41659

Palavras-chave:

gado de corte, intoxicação, lesões cutâneas, lesões hepáticas.

Resumo

Um surto de fotossensibilização hepatógena por ingestão de Brachiaria decumbens é relatado em bovinos da raça Nelore. Após um lote de vacas e novilhas (n=320) ser transferido para um pasto de Brachiaria decumbens, vários animais começaram a apresentar diarréia, 15 apresentaram lesões de pele, que estava ressequida, enrugada com fissuras e grande quantidade de crostas, e 80 animais morreram. Foram coletadas amostras de sangue, urina e fezes de alguns animais. O hemograma apresentou alterações inespecíficas e o exame de urina e fezes estava dentro dos parâmetros aceitáveis para a espécie. Foi realizada a necropsia de um animal. O fígado apresentava coloração amarelo esverdeada. Microscopicamente havia pericolangite linfocitária multifocal leve, com tumefação difusa de hepatócitos e hepatócitos com vacuolização acentuada, bilestase difusa, presença de cristais birrefringentes e macrófagos espumosos. No rim observou-se nefrose tubular multifocal leve a moderada com presença de gotículas hialinas na luz dos túbulos, e no lúmen havia células inflamatórias, principalmente macrófagos. Após o sombreamento de algumas áreas do pasto e o inicio do tratamento com hepatoprotetor, antibióticos e limpeza das feridas os animais apresentaram melhora e não ocorreram outros casos de fotossensibilização.O diagnóstico de fotossensibilização hepatógena foi baseado nos sinais clínicos, nas lesões histológicas hepáticas e renais e no relato da transferência para um pasto de Brachiaria decumbens.

Biografia do Autor

Nei Moreira, Professor Associado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1988), Mestrado em Ciências Veterinárias pela UFPR (CPGCV, 1992) e Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é Professor Associado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná Setor Palotina.

Camila Cecilia Martin, Universidade de São Paulo

Graduação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Residencia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Ayrton Rodrigo Hilgert, Universidade de São Paulo

Graduação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Residencia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.

Raimundo Alberto Tostes, Professor adjunto nível I da Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto nível I da Universidade Federal do Paraná.

Aline De Marco Viott, Professora adjunta de patologia veterinaria na Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Possui doutorado em ciência animal na area de concentração de patologia veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta de patologia veterinaria na Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Moreira, N., Martin, C. C., Hilgert, A. R., Tostes, R. A., & Viott, A. D. M. (2018). FOTOSSENSIBILIZAÇÃO HEPATÓGENA EM BOVINOS POR INGESTÃO DE BRACHIARIA DECUMBENS. Archives of Veterinary Science, 23(1). https://doi.org/10.5380/avs.v23i1.41659

Edição

Seção

Medicina e Cirurgia de Grandes Animais