CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS E PARÂMETROS ESPERMÁTICOS DE TESTÍCULOS E EPIDÍDIMOS DIREITOS E ESQUERDOS DE TOUROS ZEBUÍNOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i2.41212Palavras-chave:
Bos indicus, sêmen, reprodução.Resumo
A capacidade reprodutiva de touros é um dos principais fatores que interfere no ganho em produtividade e consequentemente no sucesso da bovinocultura de corte. Os objetivos do estudo foram: comparar os testículos e epidídimos direitos e esquerdos de touros, quanto à dimensão, peso e parâmetros espermáticos, e verificar a correlação entre o peso do testículo e a reserva espermática no epidídimo. Dez touros da raça Tabapuã com idade entre 36 e 84 meses, foram castrados para obtenção e mensuração das estruturas do aparelho sexual externo, e posterior colheita de espermatozoides diretamente da cauda do epidídimo por fluxo retrógrado. O comprimento, largura e altura testicular foram semelhantes (P>0,05). Em relação aos parâmetros espermáticos, os valores médios encontrados para os lados direito e esquerdo foram, respectivamente: motilidade total 63,5 e 62,5%, vigor 4,6 e 4,5, total de defeitos morfológicos 14,7 e 16,8% e concentração por mL de 243,75x106 e 254,25x106, não diferindo entre si (P>0,05). Ocorreu correlação negativa, moderada e não significativa (r=0,20; P>0,05) entre a concentração espermática e o peso testicular. Concluímos que ambos os testículos e epidídimos de um bovino possuem dimensões e peso semelhantes e mantêm uma produção de gametas com motilidade, vigor, morfologia e concentração similares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











