AVALIAÇÃO DE PROTOCOLO DE EXTRAÇÃO DE DNA PARA MICOBACTÉRIAS DIRETAMENTE DE AMOSTRAS GRANULOMATOSAS DE BOVINOS SUSPEITAS DE TUBERCULOSE PROCEDENTES DE FRIGORÍFICO NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v20i3.39799Palavras-chave:
diagnóstico, granuloma, MycobacteriumResumo
Ensaios de investigação molecular para diagnóstico da tuberculose bovina têm sido amplamente estudados. Estes métodos vêm possibilitar maior agilidade e possuem alta sensibilidade e especificidade além de permitirem realização de diagnóstico diferencial entre doenças e a identificação precisa do agente etiológico, sendo de grande importância para a epidemiologia, tratamento e prognóstico especialmente na saúde pública. Neste contexto a de extração de DNA tem sido apontada como etapa limitante ao uso da PCR em amostras clínicas devido à complexidade da parede celular micobacteriana e dificuldade de purificar a bactéria dessas amostras. O trabalho objetivou avaliar protocolo de extração de DNA de Mycobacterium, coletados diretamente do granuloma de bovinos com suspeita de tuberculose abatidos em frigoríficos da Bahia. Foram submetidas ao protocolo de extração para bactérias gram-positivas (QIAGEN, Alemanha) adaptado, 74 lesões resultando em excelentes concentrações e elevado grau de pureza do DNA. Os resultados indicam que o protocolo utilizado mostrou-se eficaz.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











